SESAU lança projeto de Reabilitação Protética Oral

PROJETO SORRISO FELIZ

Segunda, 27 de setembro de 2021.

O Projeto Sorriso Feliz é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Pojuca através da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), com o objetivo de promover a reabilitação protética oral mediante o fornecimento de prótese dentária removível e total, melhorando, assim, a qualidade de vida das pessoas que perderam seus dentes e, consequentemente, a perda ou diminuição da capacidade de mastigação, comunicação e da autoestima.

Este projeto tem como objetivo oferecer gratuitamente aos usuários do SUS o tratamento protético reabilitador, de maneira a recuperar seu bem-estar, conforto, funcionalidade e reconstrução estética além de garantir melhorias na aceitação social, recuperação da função mastigatória e da capacidade de comunicação.

Os usuários interessados em reabilitação protética deverão procurar as Unidades de Saúde da Família (USF) do bairro onde residem para ter acesso ao projeto, sendo necessário que o paciente passe pelo consultório odontológico para avaliação e adequação do meio bucal, de maneira a eliminar cáries, focos de infecção, riscos de neoplasias e sensações dolorosas. Será formada uma lista de espera nas unidades de saúde da família de cada localidade e, a cada mês, serão contemplados um número de usuários de acordo com a quantidade de vagas distribuídas às unidades mensalmente. O dentista da unidade encaminhará o paciente com a ficha de referência para o Centro de Especialidades Odontológicas -CEO.

Além desses pacientes cadastrados nas USF, o projeto também contemplará pacientes de áreas descobertas, que terão como porta de entrada o CEO. O projeto atenderá de forma prioritária integrantes de alguns grupos especiais: Idosos do SCFV, alunos da APAE e da associação PESTALOZZI.