Prefeitura de Pojuca promove palestra sobre o SIAFIC para servidores municipais

SIAFIC Único – Ganhos e impactos para o município

Segunda, 11 de Outubro de 2021.

Nessa segunda-feira (11), a Prefeitura Municipal de Pojuca promoveu no auditório da Secretaria de Educação uma palestra com o tema: SIAFIC Único – ganhos e impactos para o município, direcionada para secretários e servidores municipais.

A controladora Geral do município, a senhora Maria Raimunda Alves Pena, falou da importância desse evento para o município, dando um passo inicial para a implantação do SIAFIC (Sistema Único Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle), e estendeu o convite ao senhor Marcos Vinícius Passos de Oliveira, palestrante da área contábil com mais de 35 anos de experiência do setor público.

Em palestra, o senhor Marcos Vinícius demonstrou para os presentes como o SIAFIC irá ajudar no desenvolvimento e no sucesso da gestão. Ele está ligado ao novo modelo de governança e faz parte de um movimento mundial, que a partir de janeiro de 2023 irá englobar os setores executivos, legislativos e administrativos, atingindo às áreas orçamentárias, fiscais, patrimoniais e contábeis.

O SIAFIC tem a finalidade de registrar os atos e fatos relacionados com a administração orçamentária, financeira e patrimonial, além de controlar e permitir a evidenciação da Contabilidade Aplicada ao Setor Público.

Qual a importância da implantação desse sistema? Demonstrar reflexos positivos para à população através da transparência, dar destaque junto ao cenário nacional com um governo responsivo e desenvolver no cidadão o sentimento de orgulho em viver em uma cidade que possui resultados marcantes, transparente e positivo.

O sistema de execução orçamentária promete modernizar a gestão financeira e orçamentária dos órgãos e das secretarias municipais.