Pojuca Integra o novo Mapa do Turismo Brasileiro.

Quinta, 31 de Março de 2022.

O Ministério do Turismo divulgou, nesta segunda-feira (28/03), o novo Mapa do Turismo Brasileiro, instrumento que reúne municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e identifica necessidades de investimentos e de ações para promoção do setor em cada região turística do país. Oficialmente o município de Pojuca faz parte do Mapa do Turismo Brasileiro. Os esforços para inserção no mapa iniciaram no ano de 2021, quando a Gestão Municipal realizou a alteração da estrutura administrativa incluindo a pasta do Turismo na SECELJ, passando a ser Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte, Lazer e Juventude – SECTELJ.

O Mapa do Turismo reúne municípios com real vocação turística ou impactados pelo setor de viagem. O objetivo é nortear a definição de políticas públicas, incluindo a destinação de recursos do Ministério do Turismo para obras de infraestrutura e oferta de cursos de qualificação profissional, por exemplo. E a Gerência de Cultura e Turismo é o setor responsável em coordenar as ações relacionadas à construção de Políticas Públicas para o desenvolvimento socioeconômico e cultural de Pojuca.

Pojuca foi classificada como categoria C, podendo ter acesso a recursos relacionados a Apoio e Projetos de Infraestrutura Turística, que visa ao desenvolvimento do turismo nos municípios brasileiros.

Para o secretario de Cultura e Turismo de Pojuca, Eduardo Abreu, fazer parte de destinos brasileiros é motivo de grande alegria: “além do desenvolvimento econômico através do turismo iremos trazer um novo olhar do município para o que temos de bom seja na cultura que é o nosso grande forte como em outras atividades” acrescenta Eduardo.

A Gestão Municipal tem o entendimento da atividade turística como vetor de desenvolvimento e também como garantia da valorização da cultura e do meio ambiente, dos elementos materiais e imateriais presentes em Pojuca e principalmente na implementação de estratégias e instrumentos de promoção do desenvolvimento local integrado e sustentável. E desde já agradece a todo empenho dos envolvidos em especial a Casa Legislativa, por entender e reconhecer nossas potencialidades, a Secretaria de Turismo do Estado da Bahia, na pessoa do Senhor Divaldo Gomes e equipe, Interlocutor do Programa de Regionalização do Turismo, por sanar as dúvidas existentes e ao Presidente da Câmara Técnica da Costa dos Coqueiros, Senhor Franklin Euzébio por contribuir diretamente no processo de inserção do Mapa do Turismo.