Pojuca participa de curso de Fiscalização e Licenciamento Ambiental

Curso de licenciamento e fiscalização ambiental teve uma duração de 40 horas

Sexta, 27 de maio de 2022.

A cidade de Pojuca hoje está apta a licenciar e fiscalizar ambientalmente. Esse marco ocorreu devido aos esforços da Prefeitura Municipal em capacitar seus servidores em um curso com duração de 40 horas.

A equipe multidisciplinar que compõe a Secretaria de Serviço Públicos e Meio Ambiente (SESPUMA), participou de uma formação técnica fornecida pela empresa Ambiente Sustentável Assessoria e Treinamento Limitado, empresa essa atuante no mercado de trabalho há 15 anos.

A engenheira química e consultora Ambiental Lúcia Cardoso, e a engenheira agrônoma Joselice Fonseca atuaram como instrutoras do curso, que teve como objetivo passar informações sobre legislação ambiental e as principais documentações exigidas no município.

Foram usados como métodos aulas expositivas remetendo situações práticas e também foram aplicados dois estudos de caso. Desta forma, Pojuca poderá licenciar e fiscalizar por meio de documentação e decreto que ainda estão em andamento, todo empreendimento de impacto ambiental local, ou seja, empreendimentos que não só estão instalados no município, mas cujo os efeitos ambientais deles permanecem no território englobando também a área rural.

“Parabenizo a Prefeitura e a equipe por essa capacitação pois ela é um pressuposto básico para cuidar melhor da cidade”, ressaltou Lúcia Cardoso. Já Joselice relatou: “ A legislação define que um dos requisitos que toda prefeitura obtenha um corpo técnico, sobretudo qualificado e treinado, e foi isso que foi feito esses dias, foi altamente recompensador”.

Uma das componentes da equipe, a engenheira ambiental Ellen Laís, pautou como foram as 40 horas de curso e quais serão os próximos passos ambientais de Pojuca. “ Esse curso foi um marco para a cidade de Pojuca, pois temos profissionais formados e capacitados para essa área específica. É de suma importância o que vivenciamos, fizemos visitas de campo, estudos de caso, além da equipe da empresa ser excelente com a gente, ..., os próximos passos serão organizar toda documentação ambiental, instalar um setor que atenda essas demandas e em breve nosso município estará licenciando os empreendimentos em nosso território”.