Pojuca inicia vacinação contra HPV com ampliação de público conforme orientação do MS

Terça, 31 de maio de 2022.

Os HPVs são vírus capazes de infectar a pele ou as mucosas das pessoas, podendo causar diversas doenças como: câncer de colo do útero, vulva e vagina em mulheres e verrugas genitais em mulheres e homens.

Como modo de prevenção e para evitar a perda de imunizantes, o Ministério da Saúde (MS) ampliou temporariamente o público-alvo da vacina contra HPV.

IMPORTANTE:

- Só irá receber as 3 doses quem iniciar o esquema a partir dos 15 anos de idade e até quando durar o estoque.

- Quem recebeu somente uma dose de rotina poderá receber a 2ª dose até os 19 anos de idade.

- Gestantes não podem receber a vacina HPV

A indicação de rotina para vacina HPV é:

-Meninas de 09 a 14 anos, 2 doses (D1 e a D2 06 meses após a D1)

-Meninos de 11 a 14 anos, 2 doses (D1 e a D2 06 meses após a D1)

A indicação da ampliação para vacina HPV é:

-Meninas e mulheres de 15 a 45 anos, 3 doses (D1, D2 dois meses após a D1 e D3 quatro meses após a D2)

-Meninos e homens de 15 a 26 anos, 3 doses (D1, D2 dois meses após a D1 e D3 quatro meses após a D2)

Procure a unidade de Saúde da Família do seu bairro, de segunda à sexta-feira no horário de 8h às 15h.

A vacinação vai ocorrer até durar o estoque.