Pojuca comemorou 109 anos de emancipação política

Transformando o presente, construindo o futuro

Quarta, 03 de Agosto de 2022.

Com o tema: Transformando o presente, construindo o futuro, Pojuca comemorou 109 anos de emancipação política, no dia 29 de julho, dia de festividade acompanhada de inaugurações para o povo pojucano.  Logo nas primeiras horas do dia a Filarmônica São José, caminhou pelas ruas da cidade, cantando os parabéns para a cidade.

Servidores públicos dos poderes executivos, legislativos e judiciário estiveram presentes juntamente com as autoridades municipais, dentre elas vereadores, o Major da 32ª CIPM Mendes Júnior, Tenente Marcelo Leal, Diretores Jurídicos e Administrativos da empresa Cia Ferro Ligas da Bahia – Ferbasa, que se posicionaram em frente à Câmara Legislativa de Pojuca, para o ato inicial de hasteamento das bandeiras, ao som do Hino Nacional Brasileiro.

Ligados a fé no Bom Jesus da passagem padroeiro da cidade, a missa em Ação de Graças na Igreja São Cassiano, homenageou a cidade por sua linda história, reunindo fiéis e adeptos ao catolicismo com a direção do pároco Antônio Cláudio. Na ocasião, professor Ademar de Língua Portuguesa e a aluna da Rede Municipal Ana Clara, recitaram poemas contidos na coletânea “O lugar onde vivo”, produzido e publicado pela Prefeitura de Pojuca, que conta a história da cidade, comovendo a todos os presentes.

Embalados ao som do grupo Percussar, deu-se início as inaugurações dos 109 anos da cidade. Foi entregue aos pojucanos, e em especial aos feirantes, a reforma e ampliação da primeira etapa do centro de abastecimento João Antonio de Siqueira, local que garante conforto e segurança aos comerciantes e consumidores da feira livre, bem como a melhoria da agricultura local. A reforma contemplou o pavilhão A, denominado Vitor Improta e o pavilhão B, denominado Raimundo Improta, local onde funciona o mercado de carne. Foram entregues também pavilhão da comercialização de hortifrútis, bebidas, alimentos e produtos diversos.

A feirante Maria Aparecida emocionada agradeceu ao prefeito Duda Leite pela sua sensibilidade com os agricultores rurais, além de agradecer pela melhoria e a reforma da feira. Esteve presente o senador da república Ângelo Coronel, amigo e colaborador do crescimento e evolução da cidade. Coronel parabenizou Duda por sua administração. “ Fico orgulhoso cada dia que venho a Pojuca, eu vejo a vontade e a força do trabalho de Duda e do seu grupo, ..., sempre que estiver ao meu alcance, estrei ajudando vocês porque aqui aprendi a gostar”.

Aproveitando o ensejo da inauguração, o gestor trouxe uma novidade para os agricultores. Pojuca agora tem o “Programa Alimenta”, um programa que garante a venda mensal dos produtos agrícolas produzidos pela agricultura familiar com o objetivo de fomentar a economia do município.

Após, foi inaugurada a sede provisória da Prefeitura Municipal, localizada na BR 093, entrada do bairro Pojuca II.  A sede atenderá o gabinete do prefeito, protocolo geral, assessoria jurídica, controladoria geral, secretarias da gestão administrativa e da fazenda. Faz-se necessário a sede provisória devido a reforma da sede oficial da prefeitura.

Ainda no bairro Pojuca II, as ruas: Feira de Santana, Ilhéus, Juazeiro e Vitória da Conquista foram drenadas e pavimentadas para a melhoria da qualidade de vida de seus moradores. Essas importantes ações são resultado da parceria entre Prefeitura Municipal e o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS).

Por fim, mais um marco para a educação de Pojuca foi inaugurado em 29 de julho, a Escola Municipal Prof. Eudes José Argolo Guimarães, homenagem ao professor e ex-prefeito do município. Essa escola foi projetada para atender em média 380 alunos que estudarão no ensino de tempo integral, além de possibilitar aulas de dança, música, informática, esporte, teatro, artes e outros ensinos.

Todas essas realizações fazem parte de um caminhar e uma evolução que Pojuca está alcançando com a gestão Duda Leite, e que está contando com o apoio em especial dos vereadores: Jorge Thieres, Moisés Monteiro, Gerusa Laudano, Sandro Paim, Lenivaldo Palmeira, João Paulo, Régis Cardoso e Leandro Nunes. Esses oito vereadores apoiaram a construção de 15 obras que irão beneficiar Pojuca a avançar cada vez mais, transformando o presente para construir um futuro melhor.

E para finalizar o grande dia a comemoração ficou por conta do grande sucesso musical Thiago Aquino que lotou a Praça ACM, além de Muller Magno, Pagode do segredo e Robinho Show.