Prefeitura de Pojuca lança campanha da vacinação antirrábica

Cuide bem do seu pet

Quarta, 24 de agosto de 2022.

A Prefeitura Municipal de Pojuca começou uma campanha para vacinação dos animais domésticos contra a raiva. A Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), por meio da vigilância epidemiológica, anunciou por meio das redes sociais da Prefeitura o início dos trabalhos da vacina antirrábica, do dia 08 de agosto a 17 de setembro.

O trabalho está sendo feito pelos agentes de endemias, de casa em casa e é de extrema importância, pois busca conscientizar a população a vacinar seus pets, tornando um ato de amor. Todos os agentes passaram por treinamento aplicado pelo veterinário do município, Dr. Hélio Souza, para que desta forma possam desempenhar o trabalho precisamente.

Apesar de ser uma doença controlada, a raiva é muito grave e fatal em 100% dos casos, além de afetar também seres humanos. A vacina ainda é a única forma de prevenir a enfermidade e manter os pets saudáveis.

É importante a população entender que a raiva é uma infecção viral aguda contraída por uma mordida causada por um animal infectado, na maioria dos casos cães e morcegos, e que a mesma ataca o sistema nervoso central do hospedeiro, causando encefalite (inflamação no cérebro), e que evolui de forma rápida.

Para combater esse vírus no próximo sábado 27 de agosto, as equipes de endemias estarão a postos na praça ACM com o dia D para vacinação, e também no bairro Los Angeles com a programação de casa em casa.

Vacine seu pet, cuide com amor do seu amigo, e principalmente combata o vírus da raiva.