Funcionamento: Segunda à Sexta das 8h00 às 12h00 - 13h00 às 17h00
Webmail Mapa do Site Ouvidoria E-Sic

Unidade Móvel agosto lilás promove rodas de conversa

Combate à violência contra as mulheres

Assistência Social
Sexta, 26 de agosto de 2022.
Prefeitura Municipal


Para abrir a campanha “ agosto lilás”, de prevenção e combate à violência contra as mulheres, a Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES), juntamente com o CRAS, CREAS, CadÚnico, Conselho Tutelar, em parceria com o governo do estado, começaram a promover rodas de conversa com mulheres sobre violência doméstica.


Para tanto, a unidade móvel agosto lilás percorreu comunidades rurais levando para as mulheres assuntos sobre a violência doméstica e de que forma as mesmas podem denunciar aos órgãos competentes.  


Grande parte da violência praticada contra as mulheres vem do âmbito familiar, muitas vezes através dos maridos, pais, irmãos. A violência também é demonstrada das mais variadas formas: física, psicológica, patrimonial, sexual e moral. Esses pontos são de extrema relevância para orientar as mulheres que muitas vezes assumem a culpa por sofrerem agressão.


O intuito dessas rodas de conversa é estender a mão e a ajuda necessária para as mulheres que sofrem qualquer tipo de violência, além de garanti-las o total anonimato ao realizar uma denúncia.


Um dos instrumentos mais importantes para o enfrentamento da violência doméstica e familiar contra as mulheres é a Lei Maria da Penha – Lei nº 11.340/2006. Ela define as formas de violência, e também prevê a criação de serviços especializados, como os que integram a Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, compostos por instituições de segurança pública, justiça, saúde, e da assistência social.


A Lei Maria da Penha também foi estabelecido em 2012 que qualquer pessoa poderia registrar formalmente uma denúncia de violência contra a mulher, e não apenas quem está sofrendo por tais agressões.


Acompanhe os canais da prefeitura e procure ajuda o quanto antes.



Voltar