Jovens fazem juramento à Bandeira Nacional nessa terça-feira 22

Cidadania exercida de forma plena

Quarta, 23 de Novembro de 2022.

Na manhã desta terça-feira (22), a Junta do Serviço Militar de Pojuca coordenou a cerimônia cívico-militar de compromisso perante a Bandeira Nacional e entrega do Certificado de Dispensa de Incorporação aos jovens nascidos até 2004 e anos anteriores alistados no município de Pojuca.

A cerimônia contou com as presenças ilustres do 1º Tenente e delegado do serviço militar de Salvador, Luiz Fernando Barbosa Ferreira; do Prefeito de Pojuca, Carlos Eduardo Bastos Leite; da Secretária da Junta de Serviço Militar de Pojuca, Leilana Meline de Oliveira Batista; do Secretário de Gestão Administrativa, Luiz Carlos Costa Trinchão; do Assessor Técnico, Renato Fonseca Ribeiro; do Presidente da Câmara de Vereadores, Jorge Thieres Siqueira Gonçalves; e de demais vereadores da Casa Legislativa.

O evento foi organizado pela 8ª Junta de Serviço Militar – Pojuca, com o apoio da Prefeitura de Pojuca, através da secretária de Junta Militar, Leilana Batista, estando presente também a Secretária da Junta Militar de Catu, Silvany Vasconcelos Silva e a Secretária da Junta Militar de Mata de São João, Ana Paula Garcia Improta.

De acordo com o 1º Tenente Barbosa, a cerimônia do juramento à Bandeira é o ato cívico mais importante na vida de um jovem militar, se disponibilizando e mantendo um compromisso com a pátria. “A partir de agora, os senhores estão exercendo sua cidadania de forma plena”. Sem o certificado de dispensa, os jovens não podem ter acesso: Assumir cargos públicos, ter passaporte, dentre outras atribuições.

Para o prefeito Duda Leite, esse momento é uma amostra do pleno exercício da cidadania. “É através desse compromisso do juramento da bandeira, que torna vocês jovens, cada vez mais brasileiros”.