Prefeitura realiza Curso de Manejo de Animais Silvestres

Capacitação para o servidor público

Sexta, 12 de Maio de 2023.

A prefeitura municipal de Pojuca realizou nos dias 10 e 11/05 um curso de manejo de animais silvestres para a Guarda Municipal, Defesa Civil e Gerência do meio ambiente, ministrado pelo Grupo Especial de Proteção Ambiental (GEPA) da Guarda Civil Municipal de Salvador.

O curso apresentou aos participantes conceitos sobre a legislação, o manejo, a captura, contenção e transporte de animais silvestres. De acordo como o Guarda Municipal da cidade de Salvador, coordenador do GEPA, Robson Pires, os servidores públicos estarão aptos a proteger o cidadão e realizar o resgate de animais silvestres, atendendo a uma demanda crescente no município. “Eles estarão capacitados a realizar o resgate de animais silvestres com toda segurança, além da proteção do cidadão de Pojuca”. Robson também falou sobre a necessidade desse curso. “Vimos à necessidade da capacitação do Guarda municipal, e passar essa capacitação pelas Secretarias de Meio Ambiente dos municípios do interior da Bahia”, finaliza o instrutor.

Para o Comandante da Guarda Civil de Pojuca, Alex Ribeiro, esse curso trouxe novidade para os GCM’s de Pojuca, e da importância do evento. “Esse é mais um curso que a nossa Gestão promove para capacitar seus profissionais, e sem dúvidas importante para a população e para o meio ambiente. Os Guardas vem se capacitando cada dia que passa a prestar serviço de qualidade a nossa população”, acrescenta o comandante.

Recentemente, com a quantidade de obras realizadas no município, houve uma grande demanda de captura de animais silvestres, é o que comenta o Gerente da Defesa Civil, Sheldon Lustosa. “É de grande importância um curso nesse sentido, porque a Guarda vem mostrando disposição para realizar a captura e o manejo desses animais, fornecendo assim assistência à população”. Durante a aula prática, que ocorreu no estádio Luiz Viana Filho, o GEPA disponibilizou algumas cobras exóticas para apresentar a forma correta de realizar a captura e contenção desses animais.