Fomento à produção rural no município

“Produzir como jamais produziu”

Sexta, 25 de Agosto de 2017.

A Prefeitura de Pojuca, através da Diretoria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar – SETAF, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE e o Vereador Mirailton Silva, apresentou o Projeto “Quintais Produtivos” na manhã da última terça-feira (22) para os produtores rurais do município.

O projeto é um caminho criativo para que os produtores da zona rural consigam superar a crise com alternativas produtivas, para a geração de renda, fazendo a diferença nesse momento de incertezas em todo o país.

Para o vereador Miraílton o projeto tem o objetivo de sanar um grave problema vivido pelos municípios com a ausência de emprego e renda. “De início vamos trabalhar com a produção de frango, com um prazo médio de 45 dias para que a produção esteja pronta para o abate, o consumo e até mesmo para a venda de alguns destes frangos”, destacou o vereador, que parabeniza a atual gestão pelo empenho em buscar mecanismos para que a zona rural de Pojuca volte a crescer e produzir como jamais produziu. Para ele muito tem sido feito nesta área como, recuperação das estradas e apoio com máquinas para os produtores.

Marinês Santos, coordenadora do Setaf na Região Metropolitana de Salvador, abrangendo 13 municípios, destaca que este é um serviço criado pelo Governo do Estado para descentralizar as políticas públicas do Estado em parceria com os municípios.

Marinês destacou também a entrega das Declarações de Aptidão ao Pronaf – DAP, que é o documento de identificação da agricultura familiar e pode ser obtido tanto pelo agricultor ou agricultora familiar (pessoa física) quanto por empreendimentos familiares rurais, como associações, cooperativas, agroindústrias (pessoa jurídica).

O SEBRAE também marcou presença com uma palestra com o tema: “Como empreender no campo”, ministrada pela veterinária e consultora do SEBRAE, Maria Amélia Martins, que trouxe para os produtores a importância de usar técnicas adequadas de como empreender no campo. “O SEBRAE veio discutir, sensibilizar e mostrar o que é ser um empreendedor, como lidar com a venda, com a produção e com tudo relacionado ao produtor rural”, destacou Maria Amélia.