Público da Melhor Idade recebe tratamento especial na “Casa dos Idosos”

São quase 200 pessoas atendidas

Quarta, 30 de agosto de 2017.

A Diretoria de Ação Social,a través do Centro de Referência de Assistência Social - CRAS oferece, entre as inúmeras atividades de Proteção Social Básica, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos e tem como principal objetivo o desenvolvimento de atividades que colabore para o envelhecimento saudável, o progresso da autonomia e de sociabilidade, no fortalecimento dos vínculos familiares, como também no convívio comunitário e na prevenção de situações de risco social.

Atualmente são 190 idosos atendidos diariamente no SCFV (Casa dos Idosos), onde são realizadas diversas atividades artísticas, culturais, esportivas e de lazer dentre outras. São atividades lúdicas que buscam criar desafios, estimulando e orientando-os na construção e reconstrução de histórias e vivências, tanto coletiva como familiar.

De acordo com a coordenadora do SCFV, Andrea Ferraz, para que o trabalho tenha um bom aproveitamento são realizadas semanalmente oficinas de dança com a professora Jeane Lago, de teatro com Iago Cleiton Lima, de leitura com a pedagoga Aldamir Cardoso, oficinas de pintura com o artista plástico Nilson Faleta e trabalhos de hidroginástica e condicionamentos físicos com o Prof. Ivisson Santana.

“A gente não deixa existir aquele estereótipo de que o idoso é uma pessoa sem atividade, que fica sentado fazendo bordado, isso não existe aqui na casa dos idosos”. Destaca a coordenadora Andrea Ferraz.

Para Dona Edelzuita Borges da Silva, 79 anos, a Casa dos Idosos é um ambiente onde é possível estabelecer bons vínculos de amizade, além das atividades que ajudam no combate ao sedentarismo. “Estas coisas, são coisas que a mente da gente evolui, ajuda a nos aproximar uns com os outros. Aqui é tudo muito bom!" Diz dona Edelzuita em relação à casa dos idosos.

Para Dona Suzana Lopes de Siqueira, 67 anos, o ambiente é propício para o aprendizado de artesanatos, pinturas entre outras atividades. “Antes eu fazia meus artesanatos em casa mesmo, mas eu ficava muito sozinha. Depois que volto daqui para minha casa, eu volto alegre, eu posso tá como eu tiver, esqueço tudo aqui”. Revela Dona Suzana, usuária dos serviços.

A “Casa dos Idosos” é realmente um ambiente excelente. Além de todas estas atividades são realizados o controle de glicemia, aferição da pressão arterial e palestras que auxiliam para a manutenção da saúde de todos os usuários.