Câmara aprova Projeto do Executivo que institui o Sistema Municipal de Cultura

“Os ganhos são de toda a população de Pojuca”

Sexta, 15 de Setembro de 2017.

Foi aprovada na noite desta quinta-feira (14), na Câmara Municipal de Vereadores, a lei que institui o Sistema Municipal de Cultura (SMC) e garante a institucionalização da cultura no município.

Este projeto já tramitava no Departamento Jurídico das gestões anteriores há quase uma década, sem que fosse pensado um plano de trabalho para a implantação do sistema em nossa cidade.

De acordo com Ademir Souza, gerente de cultura do município, desde o primeiro mês de sua gestão foi iniciada uma articulação na busca do consenso entre os poderes para que a lei fosse aprovada.

“O diferencial desta gestão é que se passaram dez anos sem ser aprovada. E o ‘x da questão’ era apenas articulação, porque para aprovar qualquer projeto tem que ter boa articulação e bom relacionamento entre os departamentos e aqueles que serão envolvidos para aprovar o Projeto”. Destacou Ademir, se referindo ao esforço de todos.

Ademir assegura que logo no início da gestão, em janeiro de 2017, conversou com Eduardo Abreu, responsável pela Diretoria de Esporte, Cultura e Lazer, que se sensibilizou e entendeu ser este um projeto de políticas públicas e levou para a Procuradoria Jurídica da Prefeitura. Segundo ele, ambos foram ao gabinete do Prefeito e apresentou o projeto ao gestor, que também aprovou sem ressalvas.

A partir daí o Prefeito encaminhou o Projeto para a Câmara de Vereadores e em regime de urgência, o que possibilitou a celeridade da sua aprovação. “Fizemos um trabalho de “formiguinha” para sensibilizar todos os vereadores e mostrar a importância da lei”. Pontuou o gerente de cultura, lembrando que o texto foi aprovado em seu formato original. Nada foi tirado e/ou acrescentado.

No mês de novembro serão eleitos os novos membros do Conselho Municipal de Cultura para dar funcionalidade à lei. Depois do conselho formado e formalizado o próximo passo será a elaboração do Plano Municipal de Cultura, que segundo Ademir, vai pensar a cultura pojucana para os próximos dez anos.

“Quem ganha com essa aprovação, não é gestão, não são pessoas de forma individual. O ganho é de toda a população de Pojuca, porque é um passo largo que nós estamos dando de criar políticas públicas permanentes para as pessoas que realmente são envolvidas com a cultura do nosso município. Eu não vejo que na cultura de Pojuca existam dois partidos, é um partido só. O partido de quem faz cultura e quem se envolve com cultura. Porque cultura não é só você dançar, subir no palco e fazer uma superprodução, a cultura são nossos hábitos”, acrescenta Ademir.

O gerente de cultura finaliza dizendo que a ideia é quebrar a descontinuidade, que dependia da vontade ou má vontade das gestões para acontecer. E para isso que é importante a elaboração do Plano Municipal de Cultura para que haja comprometimento por parte dos gestores e fiscalização por quem produz cultura no município.