Prefeitura de Pojuca realiza audiência pública para criação do PPA - Plano Plurianual 2018-2021

“Juntos construiremos uma Pojuca cada vez melhor para todos”

Quarta, 25 de setembro de 2017.

O Município de Pojuca, realizou na manhã da última quinta-feira (21), uma Audiência Pública para criação do Plano Plurianual (PPA). O evento aconteceu no Centro Especializado de Aprendizagem Alternativa Profissionalizante (CEAAP), com a presença de autoridades políticas e alguns representantes da sociedade civil, presidentes de associações e membros de sindicatos. O ato serviu de parâmetro para definição dos investimentos e atividades, que serão feitos através da gestão, para os exercícios de 2018 a 2021.

As discussões começaram no início da manhã e se estenderam até o final da tarde. Na oportunidade, diversos agentes públicos apresentaram e debateram de forma calorosa, porém harmoniosa, as principais demandas das comunidades do município de Pojuca.

Professores, agentes de saúde, trabalhadores formais e informais da zona urbana e da zona rural, apresentaram as dificuldades que convivem no dia a dia, em cada área de atuação. O PPA, além de ser instrumento legal, ele declara as escolhas pactuadas com a sociedade além de servir como instrumento que contribuirá para a viabilização dos objetivos essenciais para a administração municipal.

O Plano Plurianual, aprovado nesta quinta-feira, estabelece de forma mais descentralizada os objetivos e metas da administração pública do município, através de programas, em um período de quatro anos, buscando organizar e materializar a ação de governo, o que abrange os Poderes Executivo e Legislativo Municipais.

O PPA visa expressar com clareza os resultados pretendidos pelo governante que o elabora e deve estar comprometido com o desenvolvimento sustentável e com a evolução das estruturas de gerenciamento dos órgãos da administração municipal e é também uma exigência legal criada pela Constituição de 1988, visando racionalizar os mecanismos de planejamento público vinculando projetos às fontes de recursos, definindo metas, ações e estabelecendo mecanismos para apuração de resultados e fixação de responsabilidades pela execução dos programas.