Matadouro de Pojuca ganha nova caldeira para limpeza das vísceras dos animais

"Depois de oito anos de abandono."

Quarta, 01 de novembro de 2017.

O Matadouro Municipal de Pojuca recebeu na tarde desta terça-feira (31), uma nova caldeira de vapor. O novo equipamento substituirá o antigo que está há muito tempo sem funcionamento, obrigando os funcionários a realizarem os serviços de forma manual e rudimentar.

O Prefeito Carlos Eduardo Bastos Leite, alguns vereadores e servidores públicos estiveram no matadouro para acompanhar a instalação da nova caldeira, na oportunidade, o prefeito falou da importância do equipamento para a população e funcionários, no que diz respeito à limpeza e agilidade no processo com as vísceras e da saúde pública como um todo.

"O matadouro ficou abandonado durante oito. Em 2008, o matadouro estava, inclusive, com tratamento biológico para conseguir o SIF e matar para o estado todo e hoje a gente encontra o matadouro totalmente acabado. A câmara já velha, a caldeira deu problema, não aguentava mais reforma, mais nada...!" Disse o prefeito, destacando a importância matadouro para o município.

O prefeito disse ainda que o município precisa de um matadouro em bom funcionamento. Segundo ele a caldeira foi apenas o primeiro passo e que muitas outras ações serão feitas para melhorar, não só a aparência, como também a funcionalidade do local de abate de animais.

Como sempre, o prefeito elogiou o trabalho dos funcionários e finalizou dizendo que já está sendo providenciados uniformes para os trabalhadores, e que o equipamento de abate precisa, urgentemente de uma nova câmara frigorífica, tratamento biológico, tubulações, telhado e muito mais e que tudo será feito. "É preciso paciência", disse.

De acordo com Geovane Azevedo, gerente da empresa responsável pela instalação do equipamento, a nova caldeira tem baixo consumo de gás e maior eficiência na produção de vapor, o que segundo ele aumenta a produtividade dos funcionários e em menor tempo