Comunidades pojucanas participam de oficinas para a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Bási

"Diagnóstico participativo"

Quarta, 22 de Novembro de 2017.

Prefeitura de Pojuca, através da Diretoria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, realizou nos dias 13 e 14 de novembro as oficinas temáticas para a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico – PMSB. O saneamento básico um conjunto de medidas que busca a preservação ou modificação das condições do meio ambiente com o propósito de prevenir doenças, promover a saúde, melhorar a qualidade de vida da população, através da oferta do abastecimento de água potável, coleta e tratamento de esgotos e controle de vetores.

As oficinas foram divididas em cinco setores temáticos para que a comunidade, juntamente com técnicos da Prefeitura de Pojuca e do Governo do Estado pudessem discutir as principais demandas e dificuldades enfrentadas pelas comunidades, para, a partir destes diagnósticos ser possível e execução do PMSB.

No dia 13 de novembro, segunda-feira, foram três os locais onde os técnicos e facilitadores – previamente capacitados – estiveram em discussão com as comunidades. Foram as comunidades do Riachão e adjacências que se reuniram no Centro Comunitário do Riachão. Em Central a oficina aconteceu no Centro Comunitário do Bairro, além do CEAAP que ficou com outra oficina. Em todos os locais as atividades aconteceram das 9h30 às 13h30.

A terça-feira contou com mais duas oficinas. Novamente o CEAAP recebeu técnicos e comunidades, ficando a comunidade do Miranga com o 5º setor, onde foram discutidas as principais dificuldades enfrentadas pelas comunidades em relação ao saneamento básico.

O próximo passo será a organização das informações coletadas, elaboração e apresentação do Plano Municipal de Saneamento Básico à Gestão Municipal e ao Governo do Estado.