Ações de combate ao mosquito da dengue culminam com caminhada por ruas do Bairro do Cruzeiro

"Dengue é uma doença grave e pode matar!"

Quarta, 22 de Novembro de 2017.

Com o objetivo de conscientizar a população de Pojuca sobre a importância do combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, a coordenação de endemias da Diretoria de Saúde do município realizou diversas atividades em vários PSFs, culminando com uma caminhada no Bairro do Cruzeiro na manhã desta sexta-feira (17).

Ao longo da semana foram realizadas palestras nas salas de espera dos PSFs, através das equipes de saúde da família. As escolas públicas do município também tiveram palestras e apresentações de slides e vídeos educativos relacionados ao tema.

Os profissionais de endemias confeccionaram e distribuíram para crianças da Rede Municipal de Educação, crachás de membro da Liga Contra a Dengue – LCD. O propósito era induzir a criançada a se preocupar no combate aos vetores.

Na culminância do projeto, a caminhada "Todos contra o Aedes Aegypit", os agentes de endemias com o apoio de alunos do Colégio Estadual Pe. João Montez saíram pelas ruas do Bairro do Cruzeiro, entregando folhetos e falando sobre o perigo da doença e a melhor maneira de combatê-la, que é através de ações simples como evitar água parada e destampada, por exemplo.

As atividades foram realizadas com as participações de diversos agentes de saúde do município, sob a orientação de Bartira Régis Ribeiro, coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Diretoria de Saúde da Prefeitura de Pojuca.