Alunos da EJA das escolas municipais fazem visita ao Centro Histórico de Salvador

"Formando cidadãos e cidadãs pensantes"

Segunda, 04 de Dezembro de 2017.

Alunos e professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA), Primeiro Tempo Formativo das escolas municipais Conselheiro Saraiva e Magalhães Neto participaram de um passeio por pontos turísticos de Salvador, como Pelourinho e Centro Histórico.

O passeio é parte de uma atividade desenvolvida na quarta unidade escolar e está inserida no projeto "O Legado Africano como estampa da nossa baianidade." De acordo com os professores responsáveis pelo projeto, as ações foram iniciadas em sala de aula com exibições de vídeos e slides mostrando os pontos turísticos e monumentos que seriam visitados.

Ao chegarem ao Centro Histórico de Salvador, no dia 28 de novembro, notava-se os olhares de felicidades dos alunos que só conheciam o lugar através de fotos e da televisão e nos livros de História. Lá puderam conhecer o Elevador Lacerda, Mercado Modelo e a Cruz Caída, na Praça da Sé, em um momento de muita aprendizagem e lazer para todos.

Para os organizadores, a visita ultrapassa a barreira da simples satisfação em visitar o lugar e transcende para a afirmação e valorização da cultura negra e dos nossos antepassados. Os alunos puderam ainda ampliar as possibilidades e perspectivas de novas experiências, viabilizando o sucesso no processo ensino – aprendizagem.

Escutar do guia turístico histórias dos nossos antepassados africanos e depoimentos do Senhor Clarindo Silva, um militante na preservação do Pelourinho e símbolo da luta pela igualdade de direitos, mexeu com o ego dos nossos estudantes. Um dos estudantes chegou a desabafar. "Estava tão desanimado, me sentindo tão pequeno! Mas as palavras de seu Clarindo me deram uma injeção de ânimo. Disse o estudante, Hamilton Cruz Azevedo do Eixo III da Escola Municipal Conselheiro Saraiva.

Fotos: Docentes da EJA