A 1ª Semana Cultural da Biblioteca de Pojuca foi um sucesso

“Um novo olhar sobre o que é biblioteca”

Ações Especiais
Sexta, 08 de dezembro de 2017.

A Biblioteca Pública Municipal de Pojuca realizou entre os dias 27/11 e 01/12 a primeira edição da Semana Cultural da Biblioteca de Pojuca – SECBIP, com diversas atividades lúdicas que contemplou alunos de escolas públicas e particulares do município.

A primeira SECBIP é uma idealização da coordenadora da Biblioteca Pública Municipal de Pojuca, Isabella Bastos, que vem ao longo de todo o ano de 2017, realizando diversas atividades lúdicas, tornando a biblioteca em um espaço amplo de estudo e aprendizado e com uma proposta de implementar novos projetos e programas para toda a comunidade pojucana.

As atividades aconteceram em uma estrutura montada na Praça ACM em frente à biblioteca, onde artistas, professores, alunos e a comunidade desenvolveram trabalhos como a apresentação da Orquestra Tons do Amanhã, da Fundação José Carvalho e Presença da Biblioteca de Extensão (Biblioteca Móvel) da Fundação Pedro Calmon da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, SECULT/BA, que abriram a SECBIP, além de contação de histórias e muito mais.

O segundo dia foi marcado com a apresentação de uma roda capoeira com os mestres Marcos e Rogério e alunos da Escola Otoniel Libório e a comunidade. O teatro também se fez presente com Rubenval e Eliete do Grupo de Teatro Ereoatá, contando uma história musicalizada – O menino, o velho e o burro.

O dia 29/11, terceiro dia da SECBIP foi marcado apresentações de literatura de cordel, com os cordelistas Leonardo Araújo e Cleusa Mota, pela manhã. No período da tarde os dançarinos Tailan Almeida e Aline fizeram uma belíssima apresentação de dança. Em seguida foi a vez do Professor Mario Alberto realizar uma oficina de bumba meu boi para os alunos presentes.

A Zumba também marcou presença forte com uma contribuição bem animada. O Zim Ricardo Santos levantou o astral dos alunos das escolas João Assis e Otoniel Libório, que dançaram e se divertiram bastante. A professora Andrea Pereira também esteve presente com uma oficina de pintura facial e deixou a garotada feliz da vida.

Pena que chegou o último dia! E para fechar com chave de ouro a professora Letícia Ferreira chegou com o grupo de dançarinos do Colégio Municipal Presidente Castelo Branco e o musical “A volta do malandro”. A culminância se deu com uma oficina de turbantes realizada pela professora Selmara Gomes, que literalmente vestiu a cabeça de todos com turbantes exuberantes.