Pojuca se orgulha, 1º município a certificar técnicos para elaboração do Plano de Saneamento Básico

“O plano de saneamento básico está cada vez mais próximo”

Quinta, 14 de Dezembro de 2017.

A cerimônia de entrega de certificados aconteceu na manhã desta terça-feira (12), no Centro de Aprendizagem Alternativa de Pojuca (CEAAP) e contou com as presenças do Prefeito Municipal Carlos Eduardo Bastos Leite, do Secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento Sr. Cassio Peixoto, do Superintendente de Saneamento Sr. Carlos Fernando, do gerente Regional da Embasa Sr. Felipe Madureira, do presidente da Câmara de Vereadores Sr. José Carlos Neri e demais vereadores e diretores municipais.

Ao todo foram 47 certificados entregues a gestores e técnicos em Mobilização Social, que foram capacitados no dia 24 de outubro de 2017. Estes mobilizadores terão o papel de, em conjunto com técnicos da SIHS e do município, diagnosticar nas comunidades as carências em relação a saneamento básico, além de validar os cenários urbanos e rurais para, a partir daí, ser oferecida uma qualidade de vida melhor à população.

O Prefeito Carlos Eduardo Bastos Leite parabenizou o Governador Rui Costa e destacou a importância desse apoio na elaboração do Plano de Saneamento Básico do Município, como também a participação da população e dos técnicos da Prefeitura e disse que sem isso não teria chegado até esse estágio. “A partir de agora, o empenho de cada um será ainda mais importante para sermos o primeiro município do estado a ter seu Plano Municipal de Saneamento Básico, na atual gestão", concluiu.

Para a SIHS, Pojuca deu um grande passo para a elaboração do PMSB. Cássio Peixoto, Secretário de Infraestrutura Hídrica, disse ser muito gratificante observar a determinação do estado sendo desenvolvida e que a captação de recursos junto ao Governo Federal depende da elaboração dos Planos de Saneamento.

O Secretário disse ainda que o exemplo de Pojuca pode estimular todo o estado na elaboração de outros Planos de Saneamento Básico. O Secretário destacou também que 78 municípios já estão engajados e em parceria com a Agersa, a Embasa e a Cerb para a elaboração dos seus Planos.

Após a cerimônia de certificação o Secretário do Governo do Estado, Sr. Cassio Peixoto, acompanhado do Prefeito e equipe realizaram uma visita ao Hospital Municipal Dr. Carlito Silva onde foram recebidos pela Diretora do Hospital, Rafaela Luchi. Após visita o Secretário se comprometeu em unir esforços para colaborar com o pleno funcionamento do Hospital, enfatizando que aquela unidade tem estrutura e capacidade suficiente para oferecer um serviço de qualidade em saúde.