Professores da Educação Básica recebem diploma de formação em Libras

“A prefeitura investe na educação inclusiva do município”

Terça, 19 de dezembro de 2017.

Na manhã desta segunda-feira (18), o Núcleo de educação Inclusiva da Diretoria de Educação da Prefeitura de Pojuca realizou a formação de uma turma do curso Intermediário da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS com professores da educação básica da Rede Municipal de Educação.

A cerimônia aconteceu no salão nobre da Câmara de Vereadores e contou com as presenças do Prefeito Carlos Eduardo Bastos Leite, da Coordenadora Pedagógica Isabel Cristina, do vereador Lenivaldo e demais professores e coordenadores envolvidos no projeto.

De acordo com a coordenadora do NEI, Lídia Monte o curso foi ofertado com o objetivo de promover um melhor desempenho na comunicação dos envolvidos no processo de ensino/aprendizagem valorizando a LIBRAS como essencial para o desenvolvimento do estudante com deficiência auditiva e com surdez.

Ainda segundo Lídia Monte, o curso teve início no mês de julho com duração de 100 horas. As aulas foram ministradas pelo Professor Intérprete Alisson de Santana Amorim. O público alvo foram os Profissionais da Educação Básica que já tinham um curso de formação básica em Libras.

A Língua Brasileira de Sinais é o principal meio de comunicação entre as pessoas com surdez, sendo a primeira, a língua LIBRAS e a segunda, a língua portuguesa na modalidade escrita. Na escola inclusiva alteram-se suas práticas pedagógicas, tornando-se acessível o conhecimento e a comunicação.