Lavagem do adro da Igreja do Bom Jesus da Passagem leva milhares de pessoas para as ruas

“Resgatando as festividades da nossa terra”

Terça, 16 de janeiro de 2018.

O Bairro da Star foi o ponto de partida de mais uma festa organizada pela Prefeitura de Pojuca, através da Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Juventude (SECELJ), mas também foi a retomada de uma tradição já quase esquecida no município, que foi a Lavagem do Adro da Igreja do Senhor Bom Jesus da Passagem.

Desde as oito da manhã que o público já começava a tomar conta do circuito para dar início ao cortejo tão aguardado durante toda a semana. A concentração se deu em frente ao Centro Comunitário da Star – CCS, onde um mini-trio já aguardava, juntamente com o Afoxé Filhos de Gandhy que deu um verdadeiro exemplo de musicalidade e fé pelas ruas da cidade.

O prefeito Carlos Eduardo Bastos Leite que veio acompanhado da primeira dama Lívia Leite, demais familiares, do presidente da Câmara de vereadores José Carlos Neri, do Padre Antônio Claudio e demais servidores da equipe de Governo, fez questão de retomar essa tradição e colocar na rua toda a comunidade em um cortejo, onde trouxe de volta a alegria do povo pojucano ao brincar com muita tranqüilidade desde o início até a chegada na Igreja Matriz no centro da cidade.

A festa contou ainda com as participações de capoeiristas, negros fugidos, o boi janeiro da Gerência de Cultura, pilotos de MotoCross da cidade, a charanga da Fanfarra Cultural, da Filarmônica São José, grupos da cidadania LGBT, como: Grupo Fênix, Aliança LGBT da Bahia e Fobong – Fórum Baiano de ONGs/AIDS, que participaram ativamente com entrega de preservativos e panfletos educativos.

A festa contou ainda com a brilhante participação das baianas, que trouxeram a força e a beleza da religião de matriz africana cheias de fé, beleza e muita simpatia. As baianas são do Terreiro de Candomblé Inzo Amaza Dandaluunda NGuunzu Mutaloonbo.

O auge da lavagem se deu em frente à Igreja Matriz, onde o prefeito e o Padre Claudio recepcionaram o Presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, o deputado Ângelo Coronel e Diego Coronel e toda a multidão que lotou o entorno da igreja para o ato da lavagem do adro.

Em seguida, a festa continuou na Praça ACM com as bandas: Na Visão, Bandana e Pagodart que encheram a praça com muita festa para toda a família pojucana. Vale ressaltar o trabalho sempre eficaz da Polícia Militar de Pojuca, sob o comando do Major Carlos Eduardo que garantiu a paz e a tranqüilidade do início ao final dos festejos.