21 de Março: Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé
Data reforça a luta contra o racismo religioso e a valorização da liberdade de crença

Instituído pela Lei nº 14.519/2023 e sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o dia 21 de março passa a ser oficialmente reconhecido como o Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé. A data tem como principal objetivo combater e reparar o racismo religioso, celebrar todas as expressões de fé e destacar o esforço pela liberdade de crença, contribuindo para o fim dos preconceitos e da intolerância religiosa.
O dia 21 de março também coincide com uma importante agenda internacional: a data foi escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para marcar o Dia Internacional contra a Discriminação Racial, instalando anualmente uma rede intercontinental de conscientização contra o racismo.
No município de Pojuca, a Secretaria de Assistência Social, por meio do Setor de Igualdade Racial (SEIGRA), atua ativamente na disseminação de informações como elemento essencial para a quebra de preconceitos e intolerância. A liberdade de crença é um direito humano fundamental e deve ser respeitada em todas as instâncias da sociedade.
A Prefeitura de Pojuca reafirma seu compromisso com a promoção da igualdade racial e o respeito à diversidade religiosa, incentivando o diálogo e a conscientização para construirmos uma sociedade mais justa e inclusiva para todos.
Voltar