Simulado da UPGN treina comunidade e fortalece parceria entre Petrobras e Prefeitura de Pojuca
Treinamento contou com a preparação dos moradores do Sapé de Baixo para possíveis situações de risco

Na manhã desta quarta-feira (09), a Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) com base em Santiago, praticou um importante exercício simulado de emergência. A ação contou com a participação da Defesa Civil, SAMU, STT, Guarda Civil Municipal, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Polícia Civil, e teve como foco principal orientar e preparar a comunidade do Sapé de Baixo, pertencente ao município de Catu, para possíveis situações reais de incêndio.
O simulado faz parte do planejamento de contingência da UPGN e, segundo a coordenadora do plano, Simone Freire, a realização envolveu mais de seis meses de preparação. “Esse tipo de treinamento é essencial para que possamos oferecer um atendimento eficaz em situações de emergência. Além disso, traz um legado importante, que é a construção de um relacionamento mais sólido entre a Petrobras, os órgãos públicos e, principalmente, a comunidade”, afirmou Simone.
Para o gerente de SMS (Saúde, Meio Ambiente e Segurança), Carlos Newton, o envolvimento da Prefeitura de Pojuca e de suas equipes, foi essencial para o sucesso da operação. “Esse apoio foi fundamental para a mobilização da comunidade. Esse elo entre empresa, poder público e população é importantíssimo. Por isso, esse simulado será mantido anualmente”, destacou.
Representando os moradores do Sapé de Baixo, o líder comunitário Edmilson falou sobre a relevância da atividade para os cerca de 107 famílias da localidade. “É muito importante que a gente tenha esse tipo de simulado. Ele serve de alerta e preparação para toda a comunidade”, pontuou.
A gerente da Defesa Civil de Pojuca, Patrícia Gomes, também avaliou a ação de forma positiva. “Foi um simulado extremamente proveitoso. Toda iniciativa que enriquece a segurança das pessoas merece ser valorizada e reforçada”, afirmou.
A Prefeitura de Pojuca reforça seu compromisso com a segurança e bem-estar da população e seguirá atuando em parceria com instituições públicas e privadas para prevenir riscos e promover ações que garantam a proteção da vida.
Voltar